terça-feira, 4 de maio de 2010

Tô indo pro Rio

Minha maior angústia neste momento da minha vida é o fato de não ter uma máquina fotográfica.


Calma, não sou nenhuma louca consumista que precisa comprar coisas para ser feliz. É que estou indo para o Rio de Janeiro e sei que terei acesso a tantas imagens, cores e pessoas que será impossível guardar todas as lembranças na minha cabeça


Estou com trinta anos. Já fiz um monte de coisas: conheço todas as regiões do Brasil e dois países estrangeiros; escrevi um livro; passei em concurso público; cursei uma faculdade; tive filho; sofri aborto; casei; descasei; casei de novo; traí; fui traída; plantei árvore; salvei vida; vi gente morrendo; vi gente nascendo; acampei; pulei de cachoeira; andei de montanha russa; fiz teatro; fui figurante em novela; passei carnaval em Salvador e Olinda; fui em praia de nudismo; fiz amor na praia; pintei o cabelo de loiro, preto, ruivo; usei cabelo longo; usei cabelo curto; raspei a cabeça; usei coturno; já fui magra; já fui obesa mórbida; escrevi poesia; dancei frevo.


Não posso me queixar da vida. No final das contas, sempre dá tudo certo. Tenho uma meia dúzia de pessoas muito bem selecionadas como amigas e um marido que me apóia em tudo, e eles acompanham as minhas novidades que nunca param. Resolvi ter mais uma para contar.

Tô indo fazer um curso de "Como Escrever Um Romance". Parece que isso por si só não tem graça nenhuma. Mas existem alguns fatores aí no meio que deixam a brincadeira interessante.

A primeira delas é que vou morar lá, sozinha, por dois meses. Nunca morei sozinha. Sempre tive alguém para cuidar de mim. Sou uma criança grande até hoje, que esquece de comprar sabonete ou papel higiênico, mas é porque sei que sempre tem alguém que compra para mim. Começo com o desafio de administrar minha própria vida.


Em segundo lugar estou encarando de verdade essa coisa de ser escritora. Chega de fingir que eu escrevo. Vou assumir a minha condição de escritora, estudar para isso, ver a coisa profissionalmente. Sei que o país não colabora, mas se é isso que eu quero, o país que se adapte a mim, oras! Não posso mais ser amadora no que eu amo fazer. Quero ser profissional.


E, em último mas não menos importante, quero aproveitar a empreitada para fazer uma faxina espiritual. Quero limpar a alma de rancores, mágoas e chatices. Vou exorcizar os meus demônios com papel e caneta (na verdade, com o teclado do meu computador). Tem gente que faz terapia com psicólogo. Eu vou fazer comigo, através de uma imersão em mim, de uma análise profunda e criteriosa dos meus pensamentos.


Acredito que quem escreve, quer ser lido. Por isso estou criando este novo blog. O antigo continua lá, falando de tudo o que me der na telha (http://janainarico.arteblog.com.br). Aqui eu quero falar dessa minha experiência de me tornar uma escritora de verdade, com a vantagem de ser na linda cidade do Rio de Janeiro.


Agora, vou desligar o computador e tomar um banho para me arrumar e ir para o aeroporto.


Boa sorte para mim na nova jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário