sábado, 8 de maio de 2010

Rio, seu mar, praia sem fim...

Ontem eu estava a fim de dar uma caminhada pela manhã. Preciso mover o corpo para oxigenar a cabeça. Olhei no google maps e descobri que estou hospedada perto do arpoador. Coloquei meu tênis, passei o protetor solar e me mandei.

Se eu fosse seguir o que o google maps me indicava, acho que eu não conseguiria ir nem na esquina, mas logo que cheguei no calçadão vi uma gigantesca placa indicando o caminho do Arpoador e do bairro de Ipanema. Desse jeito ficou fácil.

Seguindo pelas ondas feitas em quadrinhos pretos e brancos que estampam milhares de cangas espalhadas no país, cheguei ao final do bairro de Copacabana. Tem uma feirinha de peixes e um museu da marinha. Vou com calma depois visitar esse museu. Quase que eu desisti ao passar dali, pois vem um monte de prédios e não vemos mais o mar, mas mesmo assim resolvi continuar no caminho que a placa de trânsito indicou.

Mais umas passadas e estava em frente ao Parque Garota de Ipanema. Como eu tinha visto este ponto de referência na internet, vi que estava no caminho certo. Segui meu rumo.

Daqui a pouco fiquei sem ar. Vi uma imensidão de água azul, com montanhas ao longe, e reconheci o Arpoador à minha esquerda. Eu já tinha visto muita coisa bonita em toda minha vida, mas nada que se aproximasse com aquilo.

Eu já conhecia o Rio. Já tinha ido em Copacabana e em já tinha ido em Ipanema. Mas ainda não tinha visto a divisa dos dois. Que espetáculo da natureza! Deus estava muito inspirado quando resolveu criar aquilo ali. É perfeito, inspirador, mágico.

Me animei e caminhei por mais de duas horas. Fui até o posto 11, passando por barracas que ensinam a jogar vôlei, outras com bandeira gay, e muitas que informavam que os atendentes sabiam falar inglês. Estar no Rio é estar no que há de mais belo. As pessoas que faziam seu cooper matinal exalavam beleza. Os cariocas, os estrangeiros, os turistas nacionais, todos... A beleza do lugar contagia as pessoas. Aqui o povo caminha rindo! A impressão que eu fiquei é que todo mundo tem plena consciência de estar em um dos lugares mais bonitos do mundo.

Só poderia ser aqui o lugar dos artistas do nosso país. Para mim está tudo explicado. É impossível não querer fazer arte quando se está dentro de uma obra de arte como o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário