sexta-feira, 7 de maio de 2010

Começou de verdade!

Agora acabou a gracinha. Ontem começou o curso e eu tenho que mostrar para que foi que eu vim!

Encontrar a Estação das Letras foi muito fácil. A estação do metrô (Ipanema/General Osório) fica aqui bem pertinho de casa. Desço na estação Flamengo que é do lado do curso. Mais tranquilo impossível! Na ida o trem estava super vazio. Na volta, por conta do horário (19:00h.) estava um pouquinho mais cheio, mas nada que assustasse.


A dona de lá é um doce de pessoa, Suzana Vargas. Eu fui mais cedo já que não conhecia o trajeto e ainda tinha que fazer a inscrição, e ela ficou batendo papo comigo e com o professor. O nome dele é Moacir Lopes. Ele é fera! Autor de diversos livros, sendo um deles "A ostra e o vento" que foi adaptado para o cinema. Vale a pena dar uma olhadinha no site dele (http://www.moacirclopes.com.br).

A aula de hoje teve como tema "o autor e seu universo". Achei um barato a forma com que o Professor falou de diversos autores. Ele é uma biblioteca ambulante. Ele nos entregou uma "esférica ideológica" onde nos faz ver que todo texto se inicia como uma viagem! Show de bola!

Tenho que ler, ler e ler. Sempre fui uma leitora compulsiva. Leio initerruptamente. Quando começo um livro não consigo fazer mais nada até chegar no final. Mas confesso que sempre fui relapsa com os clássicos. Talvez por falta de alguém para me orientar no que ler. Agora que tive essa orientação, não tenho mais como fugir.

Fiz uma lista de 20 clássicos para ler ou reler. São eles:

1) Dom Quixote - Miguel de Cervantes
2) Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marquez
3) Crime e Castigo - Dostoiévski
4) O Morro dos Ventos Uivantes - Emile Bronte
5) Dom Casmurro - Machado de Assis
6) Cinco Minutos - José de Alencar
7) Ensaio sobre a Cegueira - Saramago
8) 1984 - George Orwell
9) Doutor Jivago - Boris Pasternak
10) O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger
11) Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
12) O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
13) Madame Bovary - Gustave Flaubert
14) O Corcunda de Notre-Dame - Vitor Hugo
15) Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas (pai)
16) Vidas Secas - Graciliano Ramos
17) O Tempo e o Vento - Érico Veríssimo
18) A Hora da Estrela - Clarice Lispector
19) O Cortiço - Aluísio Azevedo
20) Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto


Sei que a lista está caprichada! O problema é comprar todos eles. Com essa coisa de vir para o Rio, fazer curso, me bancar, a grana está curta. A solução que achei foi pedir para os meus parentes e amigos mais próximos que me ajudassem a comprar, já que meu aniversário é no próximo dia 22. Mas se você, que está me lendo agora quiser dar uma mãozinha e um presente de aniversário, ficarei muito agradecida!


De qualquer maneira, para a próxima aula eu tenho que ler os capítulos I e II do livro utilizado no curso (Guia Prático de Criação Literária, de Moacir C. Lopes), e escrever uma crônica para ser lida. O professor e os outros alunos vão ler e críticar. Ai que medo!


Sendo assim, vou colocar a mão na massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário