sexta-feira, 14 de maio de 2010

O ato de criar

"O ato de criação obedece a um impulso mágico, um estado de divindade, é individual, solitário, a extrapolação do mundo restrito e prático do autor para um universo de amplitudes que nem ele mesmo pode controlar; evade-se de sua própria condição humana e mergulha num tempo e num espaço que atingirão dimensões tão vastas quanto seu talento e sua imaginação sejam capazes de abranger". Moacir C. Lopes

Das artes, talvez a literatura seja a mais solitária. No teatro, na música, nas artes plásticas, no cinema, o artista pode agrupar de uma só vez diversas pessoas para admirarem o seu trabalho. Com livros isso não ocorre. O escritor, por sua essência, está sozinho no momento da criação. E o leitor também estará sozinho na hora da leitura.
   
O ato de criar, para mim, é uma junção de prazer e sofrimento. Amo escrever. As palavras saem involuntariamente. Quando escrevi o "Ser Clara" vivi um surto. Me misturava com a história sem perceber e sentia uma emoção gigante que foi se intensificando a medida que eu me aproximava do final. Nos dias seguintes ao término, vivi um vazio. Parecia que estava faltando alguma coisa no meu corpo. Mas eu já tinha dado vida aos meus personagens, e não tinha como voltar atrás.

O sofrimento veio depois. O medo de que as pessoas não gostassem do meu livro. A minha criação para mim é como um filho. Eu sei de todos os defeitos que tem, mas não quero ouvir ninguém os listando. E junte-se a isso a vergonha de as pessoas saberem o que se passou na minha cabeça para produzir aquela obra. Um livro é uma bolinha de cal, que o autor vai moldando à sua maneira.

E estou novamente vivendo essa explosão de sentimentos. Meu livro novo está se desenhando na minha frente, e as personagens estão me dominando. Não tenho conseguido dormir. E como estou lendo muito, minha mente se funde no que eu leio e no que eu escrevo, me fazendo andar assim, meio que flutuando, sem conseguir concatenar as ideias. É muito gostoso.

Meu maior desejo é que as pessoas sintam ao me ler o mesmo prazer que eu senti ao escrever. Meu objetivo terá sido alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário