segunda-feira, 7 de junho de 2010

Crime e Castigo

Crime e Castigo é um livro russo, escrito em 1866 por Fiódor Dostoievisky. Trata-se de um clássico da literatura universal, obrigatório para quem gosta de qualidade literária.
Rodion Românovitch Raskólnikov é um estudante atormentado por suas próprias ideias. Com vontade de se diferenciar do resto das pessoas, planeja o assassinato de uma velha agiota, que ele acredita que não irá fazer a menor falta ao resto do mundo. Entretanto, enquanto executa seu plano é surpreendido por Lisavieta, irmã da velha, e a assassina também.
O romance trata do desespero de Raskólnikov sobre o seu ato criminoso. Enquanto estava planejando, acreditava que não teria remorsos nem dores de consciência. Porém, ao partir para a realidade, se vê afundado em culpa e medo.
É muito interessante perceber a forma com Dostoievisky relata teorias tidas como novas à epóca, sobre depressão, euforia, pânico. Diversas personagens surgem para dar realismo à trama, deixando o leitor em constante tensão.
Mesmo já sendo sabido desde o início quem é o autor do crime, o suspense aumenta a cada linha no que tange o futuro do estudante. Nos vemos torcendo pelo assassino.
Não se pode falar em mocinhos e bandidos na obra, exatamente assim como na vida real. A maneira de Dostoievisky construir seus personagens é brilhante, pois mesmo aqueles que apenas passam pelo texto trazem defeitos e qualidades. São humanos.
O mais interessante de ler Crime e Castigo hoje é perceber que por mais que a tecnologia e a informática dominem o mundo, o homem ainda continua o mesmo.

Um comentário:

  1. Muito interessante, Janaína, apesar de estar tão distante do livro, há pelo menos dez anos que o lí! Ainda me lembro do peso e da depressão em que Dostoievisky lança seu personagem... Do olhar irônico no bar e da beleza e suavidade de Sófia... Uma rica experiência, essa de ler Dostoievisky
    Beijoss

    ResponderExcluir